Projecto Ideias Ambientais de Silvia Chambel

Um blog que pretende animar toda a gente e promover a Sensibilização Ambiental

Dia Mundial das Zonas Húmidas – 2 de Fevereiro

Deixe um comentário

Foto tirada por Pedro Colaço
http://pedrocolacofotografia.wordpress.com/

Zonas húmidas são áreas inundadas, alagadas com água, podendo estas ser permanentes ou sazonais. Estas dividem-se em dois tipos: naturais e artificiais. Nas zonas húmidas naturais temos como exemplo: charcos, lagos, rios, sapais, recifes de coral, etc. Nas zonas húmidas artificiais temos como exemplo: arrozais, salinas, barragens, etc. As zonas húmidas recebem e fornecem água, estabelecendo um ciclo com a chuva, com reservatórios naturais subterrâneos, e de outras zonas húmidas como rios e ribeiras. Mas também perdem água para estes.

No nosso País e no Mundo existem inúmeras zonas húmidas, todas elas de extrema importância, dada a função que desempenham em termos ambientais., como é o exemplo de Mangais na Guiné-Bissau, recifes de coral na Austrália, Estuário do Tejo, Ria Formosa, entre tantas outras. Além da sua beleza, nelas podemos encontrar animais diversos: aves, peixes, hipopótamos, castores, entre outros mais.

As funções das zonas húmidas são diversificadas, desde:

  • Controlar inundações e a erosão, porque retêm e absorvem a água de grandes chuvadas e a vegetação reduz a velocidade da corrente.
  • Purificam a água, ao reterem substâncias poluentes, que acabam por se transformar, tornando-se inofensivas
  • Alimentam reservatórios naturais subterrâneos de água doce, que o homem utiliza para diversos fins.
  • Abrigam e alimentam aves migradoras e outras espécies, em particular durante a reprodução, sendo fundamentais para a sua conservação.
  • Protegem a costa contra tempestades, porque a vegetação reduz a acção do vento, das ondas e das correntes.
  • Contrariam o efeito de Estufa, uma vez que a vegetação retém o dióxido de carbono que, em excesso no ar, impede as radiações solares de se libertarem para o espaço.

Dada a sua importância devemos preservá-las em vez de as pensarmos destruir, como sucedeu em tempos. Devido a esta necessidade surgiu a Convenção de Ramsar, um tratado entre países de todo o mundo, adoptado em 1971, na cidade iraniana que lhe deu o nome,com o objectivo de proteger as zonas húmidas que vinham
sendo ameaçadas devido a certas actividades humanas.

Atualmente já assinaram esta convenção/tratado cerca de 54 países, entre os quais Portugal, que contribui com 17 sítios Ramsar para os cerca de 1634 existentes pelos cinco continentes.

Autor: Projecto Ideias Ambientais (de Silvia Chambel)

Silvia Chambel, nasceu em Alhos Vedros. É licenciada em Engenharia do Ambiente e especializada em prevenção de riscos laborais. Possui CAP de formadora, curso de 1ºs socorros e de meios de 1ª intervenção a combate a incêndios. O Projecto Ideias Ambientais como ideia surgiu em 2004. Representa um sonho profissional e pessoal da Silvia. Desde muito cedo mostrou interesse por actividades ambientais, planeando trabalhar na área ambiental, onde poderia dar o seu contributo pessoal e usar os seus conhecimentos mais técnicos. Teve algumas oportunidades no mercado, mas nenhuma satisfazia o seu grande desejo de aumentar a sensibilização ambiental. Esta última em particular, continua a ser uma forte lacuna nas empresas e na nossa sociedade. Tem sido vista como sendo uma área que não tráz lucro, mas sim despesa. Foi então que a Silvia decidiu lutar pelo seu sonho e lançar as suas ideias ambientais. Nasceu assim o "Projecto Ideias Ambientais" de Silvia Chambel. Toda a sua imagem gráfica, website e Baú das Ideias, tem tido o apoio incondicional da sua irmã, Paula Ribeiro, Consultora de Design em UK desde 2005. O grande objectivo da Silvia com este projecto, é promover o conhecimento nesta matéria e promover a sensibilização ambiental, começando nas crianças. Durante a sua vida, Silvia Chambel, tem convivido com muitas pessoas e crianças de todas as idades. As suas experiências pessoais e profissionais, têm trazido muito saber e experiência únicos ao projecto Ideias Ambientais. Conhecida pelos seus sorrisos, pelo seu lado muito humano e por estar sempre pronta a ajudar os outros! Silvia é excelente nas relações humanas, conseguindo tirar sorrisos a crianças e adultos, o projecto prolongou-se assim às animações ambientais. Desde muito cedo que começou a fazer voluntariado: em colectividades, ocupação de tempos livres, sensibilização, animação, etc... A ideia de fazer no seu prório projecto era hilariante. Grandes e pequenas, muitas empresas se têm aliado a este projecto, fortalecendo e abrindo novos caminhos para crescer em conhecimento e experiências. Silvia tem tido a honra de colaborar com grandes nomes do mercado empresarial, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Escolas por todo o país. Tem escrito artigos para jornais e websites, feito reportagens na TV, Seminários, exposições fotográficas, entre outros. Anualmente realiza as comemorações do Dia da Criança e do Dia do Ambiente, com o apoio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s