Projecto Ideias Ambientais de Silvia Chambel

Um blog que pretende animar toda a gente e promover a Sensibilização Ambiental

Árvores ou anjos verdes?

Deixe um comentário

As árvores fazem parte da nossa vida desde sempre, são elas que nos abrigam do sol em dias quentes, nos servem para brincar quando somos miúdos, mas acima de tudo, são elas que nos dão frutos, madeira, sementes, chás e ar puro, sem o qual não estaríamos cá para contar a história.

Dada a sua importância quando inserida num espaço florestal, elas passaram a ter uma data para a sua comemoração, o dia da árvore, que se comemora a 21 de março de todos os anos.

Mas para os mais curiosos ficam já a saber que esta data foi comemorada pela 1ª vez em 21 de Março de 1972, aquando o início da Primavera no Hemisfério Norte, dia em que foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal. Em 1782, no estado norte-americano do Nebraska foi feita a 1º comemoração oficial do Dia da Árvore, onde John Stirling Morton conseguiu impelir toda a população a consagrar um dia do ano à plantação ordenada de diversas árvores, para meter fim ao problema de escassez de material lenhoso. Rapidamente a Festa da Árvore passou a fazer parte do calendário de todos os países do mundo, e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Cada vez mais é importante consciencializar todos da importância da floresta e o dever de todos na sua preservação. Além dos exemplos já referidos, estas servem de abrigo a muitas espécies, previnem deslizamentos de terras, mantêm os recursos hídricos e armazenam carbono.

Portugal tem árvores que lhe são muito características: nativas, pois tiveram origem em Portugal. Temos 20 árvores nativas, muitas de diferentes famílias, mas todos de extrema importância ao nosso planeta e com funções muito próprias:

  • Amenização do clima;
  • Manutenção da qualidade do ar;
  • Armazenamento do carbono atmosférico
  • Conservação da água, do solo, da biodiversidade;
  • Preservação e melhoria da paisagem e dos valores históricos e culturais;
  • Proteção dos incêndios florestais;
  • Promoção de atividade de recreio, educativas e de turismo;
  • Produção de bens não lenhosos (frutos silvestres, plantas medicinais e aromáticas, cogumelos, mel, pastoreio) e de bens lenhosos (madeira, cortiça).

Sabem qual é a árvore mais velha do nosso País?

Ora bem, tem 3350 anos, a “Oliveira do Mouchão”, com mais de três metros de altura, cujo tronco é tão grande que para o abraçar são precisas cinco pessoas, e sim, ela continua a dar azeitonas. Para quem está próxima dela, inseriu-a na sua cultura e tradição, pois os pescadores costumavam reunir-se junto da oliveira, que era uma espécie de linha de partida numa corrida até aos pesqueiros. O pescador que chegasse primeiro ao Tejo, tinha a oportunidade de escolher a Pesqueira do Mochão, a melhor zona para pescar.

Convite para viajar e conhecer as nossas árvores

No nosso blog de fotografia, do nosso fotógrafo Pedro Colaço, encontram fotos magnificas de árvores, algumas com aspectos curiosos e todas elas com uma bela história para contar. Como hoje é o dia delas, sugerimos que viagem pelo blog e conhecem algumas das maravilhas que temos no nosso país, captadas pela máquina deste brilhante fotografo, que consegue captar com a sua objectiva as mais lindas imagens, e basta um simples “click”.

https://pedrocolacofotografia.wordpress.com/

                                   [Autoria: Engª Sílvia Chambel]

Autor: Projecto Ideias Ambientais (de Silvia Chambel)

Silvia Chambel, nasceu em Alhos Vedros. É licenciada em Engenharia do Ambiente e especializada em prevenção de riscos laborais. Possui CAP de formadora, curso de 1ºs socorros e de meios de 1ª intervenção a combate a incêndios. O Projecto Ideias Ambientais como ideia surgiu em 2004. Representa um sonho profissional e pessoal da Silvia. Desde muito cedo mostrou interesse por actividades ambientais, planeando trabalhar na área ambiental, onde poderia dar o seu contributo pessoal e usar os seus conhecimentos mais técnicos. Teve algumas oportunidades no mercado, mas nenhuma satisfazia o seu grande desejo de aumentar a sensibilização ambiental. Esta última em particular, continua a ser uma forte lacuna nas empresas e na nossa sociedade. Tem sido vista como sendo uma área que não tráz lucro, mas sim despesa. Foi então que a Silvia decidiu lutar pelo seu sonho e lançar as suas ideias ambientais. Nasceu assim o "Projecto Ideias Ambientais" de Silvia Chambel. Toda a sua imagem gráfica, website e Baú das Ideias, tem tido o apoio incondicional da sua irmã, Paula Ribeiro, Consultora de Design em UK desde 2005. O grande objectivo da Silvia com este projecto, é promover o conhecimento nesta matéria e promover a sensibilização ambiental, começando nas crianças. Durante a sua vida, Silvia Chambel, tem convivido com muitas pessoas e crianças de todas as idades. As suas experiências pessoais e profissionais, têm trazido muito saber e experiência únicos ao projecto Ideias Ambientais. Conhecida pelos seus sorrisos, pelo seu lado muito humano e por estar sempre pronta a ajudar os outros! Silvia é excelente nas relações humanas, conseguindo tirar sorrisos a crianças e adultos, o projecto prolongou-se assim às animações ambientais. Desde muito cedo que começou a fazer voluntariado: em colectividades, ocupação de tempos livres, sensibilização, animação, etc... A ideia de fazer no seu prório projecto era hilariante. Grandes e pequenas, muitas empresas se têm aliado a este projecto, fortalecendo e abrindo novos caminhos para crescer em conhecimento e experiências. Silvia tem tido a honra de colaborar com grandes nomes do mercado empresarial, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Escolas por todo o país. Tem escrito artigos para jornais e websites, feito reportagens na TV, Seminários, exposições fotográficas, entre outros. Anualmente realiza as comemorações do Dia da Criança e do Dia do Ambiente, com o apoio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s