Projecto Ideias Ambientais de Silvia Chambel

Um blog que pretende animar toda a gente e promover a Sensibilização Ambiental

A terra também tem o seu dia!

Deixe um comentário

22 de Abril – o dia do Planeta Terra

Com 510,3 milhões de km2 de área total, a Terra é constituída maioritariamente por água-  97% , sendo a água salgada 30 vezes superior à água doce, estando esta ultima sobretudo no subsolo.  A atmosfera terrestre chega aos 1000 km de altura, sendo composta por nitrogénio, oxigénio, argónio e outros gases. O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes:  abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem… que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Monte Evereste, no Nepal.  A população humana atual da Terra é de aproximadamente 7,7 bilhões de pessoas.

Esta data já se comemora à 50 anos em 190 países. Este dia tem como fim alertar a população em geral, para os cuidados que todos nós devemos ter com o nosso planeta, afinal é nele que todos nós moramos e é dele de que dependemos.

Muitos de nós nos esquecemos que não temos outro planeta para viver e cometemos erros graves sem pensar nas consequências dos mesmos.

Vivemos momentos de preocupação com um vírus, sentimo-nos aprisionados, temos dificuldade em respirar com a máscara, temos saudades de estar em contacto com a natureza, mas infelizmente, esquecemos que continuamos a destruir o nosso planeta a uma velocidade impressionante. É com uma enorme tristeza que vejo máscaras espalhadas pelo chão, em plena naturea, no areal das praias, nos percursos pedrestes, no meio de flores….como se a natureza fosse um caixote do lixo a céu …nem por vermos imagens de outros locais do mundo onde praias e mares ficam cheios de plástico, pensamos que qualquer dia estamos igual, ou pior…para não falar dos imensos animais que morrem por comerem plástico ou asfixiados…

O norte-americano Gaylord Nelson, criou este dia em 1970, através de uma manifestação contra a poluição, onde mais de 20 milhões de pessoas estiveram presentes, sendo que esta data continua a ser assinalada, pois é crucial pouparmos recursos e mudámos de atitudes, em todo o mundo. Actualmente já são 190 países a celebrar e a ter esta iniciativa.

Uma das principais consequências ambientais presentes é as alterações climáticas e extinção de espécies animais, mas a ignorância humana age como se isso não nos afectasse, esquecendo que cada espécie tem o seu papel fundamental no equilíbrio ambiental, do ecossistema. Ou seja, quando uma desaparece, muitas outras espécies, animais e vegetais, sofrem com isso.

Mais de 28 mil espécies estão ameaçadas de extinção: 40% são anfíbios, 33% são corais de recifes, 25% de mamíferos e 14% de aves. Segundo dados de 2019 da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Portugal está em 4.º lugar entre os países europeus com mais espécies em risco de extinção.

[Autoria: Engª Sílvia Chambel]

Autor: Projecto Ideias Ambientais (de Silvia Chambel)

Silvia Chambel, nasceu em Alhos Vedros. É licenciada em Engenharia do Ambiente e especializada em prevenção de riscos laborais. Possui CAP de formadora, curso de 1ºs socorros e de meios de 1ª intervenção a combate a incêndios. O Projecto Ideias Ambientais como ideia surgiu em 2004. Representa um sonho profissional e pessoal da Silvia. Desde muito cedo mostrou interesse por actividades ambientais, planeando trabalhar na área ambiental, onde poderia dar o seu contributo pessoal e usar os seus conhecimentos mais técnicos. Teve algumas oportunidades no mercado, mas nenhuma satisfazia o seu grande desejo de aumentar a sensibilização ambiental. Esta última em particular, continua a ser uma forte lacuna nas empresas e na nossa sociedade. Tem sido vista como sendo uma área que não tráz lucro, mas sim despesa. Foi então que a Silvia decidiu lutar pelo seu sonho e lançar as suas ideias ambientais. Nasceu assim o "Projecto Ideias Ambientais" de Silvia Chambel. Toda a sua imagem gráfica, website e Baú das Ideias, tem tido o apoio incondicional da sua irmã, Paula Ribeiro, Consultora de Design em UK desde 2005. O grande objectivo da Silvia com este projecto, é promover o conhecimento nesta matéria e promover a sensibilização ambiental, começando nas crianças. Durante a sua vida, Silvia Chambel, tem convivido com muitas pessoas e crianças de todas as idades. As suas experiências pessoais e profissionais, têm trazido muito saber e experiência únicos ao projecto Ideias Ambientais. Conhecida pelos seus sorrisos, pelo seu lado muito humano e por estar sempre pronta a ajudar os outros! Silvia é excelente nas relações humanas, conseguindo tirar sorrisos a crianças e adultos, o projecto prolongou-se assim às animações ambientais. Desde muito cedo que começou a fazer voluntariado: em colectividades, ocupação de tempos livres, sensibilização, animação, etc... A ideia de fazer no seu prório projecto era hilariante. Grandes e pequenas, muitas empresas se têm aliado a este projecto, fortalecendo e abrindo novos caminhos para crescer em conhecimento e experiências. Silvia tem tido a honra de colaborar com grandes nomes do mercado empresarial, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Escolas por todo o país. Tem escrito artigos para jornais e websites, feito reportagens na TV, Seminários, exposições fotográficas, entre outros. Anualmente realiza as comemorações do Dia da Criança e do Dia do Ambiente, com o apoio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s